Em outras palavras, muitas qualidades-chave de liderança podem ser aprendidas e melhoradas ao longo do tempo, como comunicação eficaz, estabelecimento de metas e pensamento estratégico.
Como resultado dessas descobertas, “a base do Mestrado em Liderança Organizacional da Northeastern é que os líderes podem ser desenvolvidos”, diz Teresa Goode, EdD, professora associada do programa de liderança da Northeastern University. O programa enfatiza a aprendizagem experiencial, ou a aquisição de conhecimento através da observação e experimentação em um ambiente profissional, como um método chave para ajudar os alunos a desenvolver qualidades essenciais de liderança.
Muitas organizações, incluindo instituições de ensino superior como a Northeastern, reconhecem cada vez mais os benefícios dessa abordagem e a utilizam para desenvolver os líderes de amanhã. “Em vez de características, nosso programa é baseado em competências”, acrescenta Goode. “Nós dividimos essas competências-chave em comportamentos que os alunos podem observar, praticar e obter feedback.”
O que é um líder de sucesso?
Existem várias qualidades essenciais que moldam um líder de sucesso para qualquer organização. Um líder completo é capaz de fornecer orientação e inspiração para todos ao seu redor. Seu estilo de liderança é composto de autoridade e atitude positiva para promover as qualidades dos membros de sua equipe e criar um ambiente de trabalho onde possam ser abertos, honestos e produtivos.
Além de serem autoritários e acessíveis, os líderes eficazes possuem uma mentalidade de crescimento. Isso significa que eles estão sempre focados no objetivo comum e na missão geral de sua empresa ou organização.
Líderes bem-sucedidos demonstram as cinco qualidades de liderança a seguir em suas vidas pessoais e profissionais, inspirando outros a agir e definir um rumo para o sucesso futuro. Os verdadeiros líderes também praticam comportamentos-chave regularmente para fortalecer o impacto positivo dessas qualidades.
1. São autoconscientes e priorizam o desenvolvimento pessoal.
2. Eles se concentram no desenvolvimento de outros.
3. Incentivam o pensamento estratégico, a inovação e a ação.
4. Eles são éticos e cívicos
5. Praticam comunicação intercultural eficaz.
Adapte seu estilo de comunicação às diferentes tradições culturais quando necessário. Algumas culturas esperam mensagens explícitas e específicas, enquanto outras tendem a confiar no contexto nas entrelinhas. Algumas culturas também mostram emoções mais facilmente do que outras. Lembre-se de que ouvir é tão importante para a comunicação quanto falar.