Há centenas de anos, muitos cristãos têm tido receio em pedir oração pelos seus negócios para outros irmãos em Cristo, e até mesmo de Deus, mas, por quê?
A maior parte da população cristã tem preferido manter apenas os assuntos de família, saúde e próprios aos pés de Deus, porque acham que as outras pautas de sua vida precisam apenas da resolução vinda deles mesmos. Eles têm medo de aparentarem ser interesseiros e egoístas, por isso, aplicam um termo popular em suas vidas, a bifurcação cristã. No entanto, não é bem assim que funciona, por isso, vamos fazer uma observação em quatro tópicos.
Como funciona a bifurcação?
O ser humano está acostumado a dividir a vida em duas partes: A santa e a secular. Muitos pensam que Deus está interessado apenas em assuntos específicos, como igreja. O que não sabem, é que o mundo todo é a arena Dele, por isso Ele pode atuar em tudo. Não há nenhum critério para onde e como Cristo pode atuar em nossa vida, afinal, Ele não opera com separações.
Deus criou a humanidade e o mundo para que pudéssemos adorá-lo, independente do contexto ou do ambiente. Nenhuma fronteira pode impedir Ele de realizar o plano divino e eterno que tem para cada um. Sendo assim, em cada episódio e atividade que estejamos, podemos honrá-lo, até mesmo através dos negócios.
Empresa secular ou cristã?
Caso você enxergue a sua empresa como mundanal, mundano você será, irá ceder à ganância, terá os seus princípios totalmente questionados e o seu testemunho como cristão será descredibilizado. Afinal, que tipo de cristão, é cristão apenas na igreja?
Não devemos descartar o fato de que Deus pode alavancar a nossa empresa, se a usarmos como ferramenta para o Seu Ministério. Ele abençoa todo aquele que prontamente o honra. Cristo tem total interesse em cada decisão que você toma nos seus negócios. A pergunta é: Acha que está honrando-o com elas?.
O que Deus espera
Deus espera que em meio ao mundo decadente que vivemos, o seu povo seja uma luz de esperança para todo aquele que necessita. Não chame o seu negócio de mundano. Ele pode ou é o instrumento perfeito para a sua caminhada cristã e a dos outros.
Hoje, felizmente, o número de empresários que se mobilizam para que a sua vida profissional esteja ligada ao Senhor, só tem crescido. Centenas têm colaborado para que a obra seja realizada através de apoios à missões, evangelismos e doações para vários ministérios.
Um propósito
De acordo com o conjunto de pesquisas e informações bíblicas que você pôde extrair, o quanto você está disposto a ter a direção de Deus para prosseguir em uma decisão na sua empresa? Quão importante uma escolha precisa ser para que você a classifique como digna de oração?
Jeremias trouxe muitos pensamentos sobre propósito, fidelidade e paciência, e um deles conta que um dia o profeta questionou a Deus, “Por que tantas coisas acontecem?”, e Deus lhe respondeu que iria falar com Ele.
Talvez você possa estar em uma situação parecida, onde você pensa que não tem mais jeito, já que alguma área da sua vida está quebrada. Talvez a empresa não esteja rendendo, mas, acredite na promessa, assim como para Jeremias, sempre há uma nova chance. Permita-se como o barro, ainda que seco pode ser moldado pelas mãos de Deus e utilizado para a causa Dele.
Cristo nos atribuiu valores, por isso, somos alvo do amor, graça, bondade e misericórdia de Deus. Ele sabe o que cada filho quer e precisa, mas Ele quer que nós peçamos, e para isso precisamos falar com Ele antes de cada tomada de decisão, por mais insignificante que pareça, para que assim, também possamos aprender a escutá-lo.